Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cissus blanchetiana Planch. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 12-06-2012

Criterio:

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Cissus blanchetiana Planch. é uma espécie de ampla ocorrência (EOO = 503.350 Km?²), com distribuição em vários estados do Sudeste e Nordeste. As populações da espécie parecem estar se mantendo estáveis, tendo em vista o número de coletas recentes para os estados da Bahia e Minas Gerais. No entanto, vale ressaltar os altos índices de perda de Mata Atlântica para os estados da Bahia, Espírito Santo, Alagoas e Pernambuco, que podem afetar as populações da espécie na natureza em um futuro próximo, como citado por Thomas et al. (1998).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cissus blanchetiana Planch.;

Família: Vitaceae

Sinônimos:

  • > Cissus fuscoferruginea ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

No grupo de espécies de folhas pinadas as espécies que são mais próximasa Cissus blanchetiana provavelmente sãoC. paulliniifolia e C. coccinea que ocorrem também em matas.Cissus blanchetiana distingue-se de C. paulliniifolia pelos botõeselipsoides (vs. fusiformes) e pelas flores verde- amareladas (vs. vermelhas), e de C. coccinea pela ausência de estípulas que se espessam emestruturas intumescidas e pelo disco de ápice côncavo (vs. disco de bordaexterna elevada). Nomes populares: Maria-mole, uva-do-mato (Lombardi, 2000).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Distribui-se nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia,Minas Gerais e Espírito Santo (Lombardi, 2012).

Ecologia

​Lianas, secas vermelho-telha, ramos circulares, comlenticelas circulares esparsas. Gavinhas ramificadas dicotomicamente váriasvezes. Folhas bipinadas ou tripinadas, ausentes ou reduzidas e pinadas nosramos reprodutivos; lâminas dos folíolos de primeira, segunda e terceira ordenselípticas ou ovais. Inflorescências umbeliformes, de ápice aplanado, floresverde-amareladas. Baga púrpura. Ocorre em matas pluviais a altitudes de menos 50 m.Coletada com flores de dezembro a fevereiro e com frutos de janeiro a julho(Lombardi, 2000).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Floresta Atlântica entre Bahia e Espírito Santo e entrePernambuco e Alagoas estão muito devastadas, o Sul da Bahia possui somente 0,4%de seus remanescentes florestais intactos e em Pernambuco, Alagoas e Paraíbapossuem somente 0,17% juntos (Thomas et al., 1998).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- LOMBARDI, J.A. Vitaceae: Gêneros Ampelocissus, Ampelopsis E Cissus. Flora Neotropica, v. 80, p. 1-250, 2000.

- LOMBARDI, J.A. Vitaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB025013>. Acesso em: 04/06/2012.

- THOMAS, W.M.W.; CARVALHO, A.M.V.D.; AMORIM, A.M.A.; GARRISON, J.; ARBELÁEZ, A.L. Plant endemism in two forests in southern Bahia, Brazil. Biodiversity and Conservation, v. 7, p. 311-322, 1998.

Como citar

CNCFlora. Cissus blanchetiana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cissus blanchetiana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 12/06/2012 - 19:32:06